quinta-feira, 25 de março de 2010
Mussaurus patagonicus
O mussauro (Mussaurus patagonicus, do latim "lagarto camundongo") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Triássico. Os fósseis de mussauro já encontrados mediam 20 centímetros de comprimento, mas os cientistas dizem que se tratava de um filhote, os adultos deveriam medir algo entre 3 e 7 metros e pesar até 1,7 toneladas.
O mussauro viveu na América do Sul e foi descoberto na Patagônia, Argentina. É possível que fósseis desse dinossauro sejam encontrados na África também, já que na época em que o mussauro viveu todos os continentes ainda estavam unidos em um só "super-continente", a Pangéia.
O esqueleto da espécime de mussauro é um dos mais pequenos esqueletos de dinossauro já encontrados. Há uma teoria de que o mussauro encontrado seria na verdade um filhote de colaradissauro, outro dinossauro da região.
quarta-feira, 24 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
segunda-feira, 22 de março de 2010
terça-feira, 9 de março de 2010
Estrutiomimo
O estrutiomimo (Struthiomimus altus, do latim "imitação de avestruz" numa referência à ordem struthioniformes) foi uma espécie dedinossauro onívoro e bípede que viveu durante a segunda metade do período Cretáceo. Media em torno de 3,5 metros de comprimento, 2 metrosde altura e pesava cerca de 150 quilogramas.
O estrutiomimo viveu na América do Norte e foi descoberto em Alberta, Canadá. O esqueleto encontrado no Canadá está praticamente completo, o que permitiu aos paleontólogos definir uma grande gama de características desse dinossauro, dentre as mais importantes estão a sua semelhança com o avestruz atual e o seu hábito alimentar onívoro que ía de ovos e frutas até insetos gigantes, típicos de sua época.
Assinar:
Postagens (Atom)